Vamos à Georgia com Neuris Delgado

O GM Neuris Delgado Ramirez é um dos 128 classificados para a Copa do Mundo de Xadrez, que será disputada na Georgia neste mês de setembro. Neuris conquistou a vaga no Campeonato Intercontinental deste ano junto com outros 6 latino-americanos, como o cubano Lazaro Bruzón e o brasileiro Alexandr Fier. O caminho será duro para eles: os mais fortes do mundo estarão na disputa, incluindo os 15 jogadores com mais alta pontuação na lista de rating da Federação Internacional (FIDE), os chamados Super Grandes Mestres como o campeão mundial, Magnus Carlsen, e os ex-campeões Anand e Kramnik, além das novas estrelas em ascensão.

Seguiremos as batalhas da Copa Mundial de Xadrez, particularmente as partidas de Neuris, cujo talento os enxadrista da região Norte do Brasil conhecem de perto, pela sua participação em torneios e pelas aulas que tem ministrado na região desde 2015, ano em que esteve no Acre pela primeira vez.

Cubano de nascimento, Neuris joga hoje pelo Paraguai, onde morou por algum tempo. Atualmente, reside no Brasil, em Santa Catarina. Na avaliação do GM brasileiro Rafael Leitão, o jogo de Neuris Delgado combina “aberturas despretensiosas com cálculo profundo”. Conhece bem os clássicos, mas segue linhas inovadoras e não esconde sua admiração por outros GMs de estilo agressivo e heterodoxo como o georgiano Baadur Jobava e o britânico Richard Rapport.

Enxadristas em busca de melhorar seu jogo encontrarão aulas e análises de Neuris Delegado na página de xadrez e na loja virtual de Caissa-me. Como introdução, veja aqui uma das partidas de Neuris no Campeonato Continental, contra o GM Sergey Eremburg, dos EUA.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *