O Agora

Veriana Ribeiro

É muito difícil estar presente.

Eu estou sempre no limbo entre o futuro e o passado. Pensando em todas as minhas lembranças, confortando e cuidado delas ou me lamentando e sofrendo por cada erro já cometido. Sou minha vítima e algoz preferido, sempre arranjando uma forma de me martirizar por coisas que não importam ou, mesmo importando, não vão mudar o passado.

Também sou uma pessoa ansiosa, ligada ao futuro, pensando em tudo o que não consegui alcançar, nas coisas que preciso fazer hoje, amanhã, daqui a vinte minutos ou vinte anos. Estou constantemente me questionando como será a minha vida que não chegou e ficar planejando incansavelmente cada mínimo detalhe do meu futuro (mesmo que eu mude de opinião sobre o que quero três minutos depois)

Como é viver o agora? Realmente vivê-lo. Entender o significado de estar presente nos pequenos e grandes momentos, viver a vida exatamente na hora em que ela está acontecendo, estabelecer a consciência consigo mesmo e a pessoa que você é exatamente agora. Não a que você foi ou a que você será. Não uma idealização, uma ilusão. Mas a realidade nua e crua que está na frente do espelho.

Mas não consigo aproveitar o presente. O agora. Eu, aqui, deitada em minha cama, sentindo o frio paulistano entrar pelas frestas da janela, o toque dos dedos no teclado do computador, a mente que flui durante a feitura deste texto. Minha mente vai sendo fisgada ora pro passado, ora pro futuro.

Para resolver isso, tento meditar. Mas sou indisciplinada e começo em um dia, mas esqueço no outro e depois de um semana tento novamente, mas nossa, a mente tá tão inquieta hoje.

Inspira. Expira. Inspira. Expira. Eu preciso lavar roupa hoje. Inspira. Expira. Eu deveria ter ligado para minha mãe ontem. Inspira. Expira. Preciso terminar aquela demanda quando chegar no trabalho. Inspira. Expira.

Mas eu continuo tentando.

Inspira.

Expira.

Hoje. Agora.

Inspira.

Expira.

Neste exato momento.

One thought on “O Agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *