Caissa é a “deusa” do Xadrez. Na verdade, uma ninfa que, de tão bela, inspirou a criação do jogo-arte-ciência, segundo um poema do século 18. Aqui, o nome da deusa nascida da poesia transforma-se em verbo e vocativo, Caíssa-me, para inspirar nossos artigos, crônicas, poemas, imagens, além, é claro, de nossas batalhas no tabuleiro e no mundo. Esta será a nossa “revista” de arte, literatura, esportes, ciência, filosofia e muitos etecéteras.
EDITORES
Antonio Alves. Começou no jornalismo na década de 80, como repórter e cronista nos jornais acreanos. Assessorou projetos de desenvolvimento sustentável para povos indígenas e seringueiros. Foi secretário municipal (em Rio Branco) e estadual de Cultura. Coordenou o marketing em campanhas eleitorais na década de 90 e trabalhou nas campanhas presidenciais de Marina Silva. Publicou os livros “Conversa Educada – reflexões sobre a educação no Acre” em 1995, “Artigos em Geral”, em 2004 e “Política Zero” em 2012.
Veriana Ribeiro. Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal do Acre (UFAC), estudou na Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte em 2016. Trabalhou como assessora de imprensa e foi repórter do G1, no estado do Acre. É produtora cultural e atual presidente do Cineclube Opiniões. Dirigiu o curta metragem “VINTEEQUATRO” e escreve para a revista de crítica cinematográfica Rocinante.
Marina Bylaardt. Bacharel em Escultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou com artes visuais: ilustração, artesanato, figurino. Foi professora de artes em projetos sociais. Figurinista na minissérie “Mauani – O Silêncio de Maria”. Designer. Entre outros trabalhos recentes, criou a identidade visual da revista “Sumaúma”, organizada pela Associação do Movimento Agroflorestal Indígena do Acre (AMAIAC).
QUER COLABORAR CONOSCO?
Para sugerir uma pauta, mandar um texto ou apenas conversar com a gente, faz contato: